terça-feira, 7 de abril de 2009

♥BLYTHE♥

Quem diria heim..., não resisti ao encanto de um blythe. Depois de tanto acompanhar o blog da Tamara, Dani e Angelica. Acabei me apaixonando pela doçura dessa bonequinha.Posso dizer que no começo achava meio estranho ver uma boneca de um baita olhão e um tanto de mocinhas e mulheres brincando de boneca.
Mas afinal isso não é uma brincadeira de criança, mas sim um hobby para toda facha etária.

E foi nesta semana que comprei minha blythe no site da missblythe . Escolhi um modelo (RBL) Primadolly Aubrena,isso porque é mais facil de customizar do meu jeitinho e fora que ela é ruivinha como eu ^^rsrsr^^.
Descobri também,que minha boneca já foi enviada, e provavelmente ela ira chegar esta semana ainda.


Achei uma historia bem legal no site da tamara falando sobre a historia da blythe, vale a pena ler e se encantar.

A História

As Blythes são bonecas americanas e foram lançadas em 1972 pela Kenner, porém não fizeram sucesso entre as crianças, dizem que algumas tinham medo da boneca (criança com medo até entendo, agora adulto que diz que tem medo de bonequinha eu acho até graça, deve ser o tipo de pessoa que tem medo do escuro até hoje huahauhaua. Ok, voltemos a história: por esse motivo, elas saíram das prateleiras um ano após o lançamento. Nos anos 90 a produtora americana Gina Garam ganhou (ou comprou, há controvérsias nessa informação pelos sites que passei) uma Blythe e passou a fotografá-la em suas viagens. Lançou um livro com essas fotos e fez o maior sucesso. Desde então a Takara, uma empresa japonesa resolveu voltar a fabricar as Blythes. Hoje elas são idolatradas no Japão e sua popularidade vem crescendo a cada dia. E as Kenners, aquelas dos anos 70, hoje em dia valem pequenas fortunas.

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, as Blythes não são bonecas de crianças, são bonecas de colecionadores, mulheres e homens também por incrível que pareça. Da mesma forma que muita gente coleciona Hello Kittys (por exemplo) e isso não significa que passem a tarde brincando de casinha, o mesmo acontece com nossas cabeçudas. São bonecas de quem gosta de moda e fotografia, porque a graça está em fazer roupas, montar visuais e fotografá-las.

Customização

Além de fotogênicas, são bonecas altamente customizáveis, pode-se trocar a cor dos olhos, cortar os cabelos, trocar a maquiagem, os cílios, lixar para tirar o brilho do rosto e por aí vai. Há quem sonhe em ter uma boneca customizada pelo @nai ou pelo erregiro que são verdadeiros artistas. Outras pessoas já preferem fazer suas próprias customizações e eu me incluo nesse grupo. Tenho uma há pouco mais de mês por enquanto já lixei para tirar o brilho do rosto e troquei os cílios. Abaixo um antes e depois de Isadora, minha Blythe PD1G:

Um dos melhores tutoriais de customização, pode ser encontrado no Super Ziper « mostre menos

Como Comprar

Por serem bonecas japonesas é raro encontrá-las para vender, aliás conheço uma única loja especializada em toyart que as vende no Brasil, porém o preço é absurdo. Se você tem um bom inglês e paypal, pode comprar pelo ebay. Ou ainda pode ficar de olho no Dolls ♥ Brasil - Centro de Adoção , um grupo do flickr que vira e mexe tem bonecas novas e usadas para adoção.

Gostar ou não das Blythes é pura questão de gosto e isso cada um tem o seu.

Nenhum comentário: